Comentário crítico sobre o texto da Profª. Drª. Elba Siqueira de Sá Barreto.
Após leitura e reflexão do texto da Profª. Drª. Elba Siqueira de Sá Barreto, o qual se refere sobre a implantação dos Ciclos de Progressão Continuada nas redes de educação brasileira. Refletimos e observamos alguns pontos que nos fizeram chegar a algumas conclusões no que diz respeito à eficiência desse sistema de ensino. - Quanto às necessidades básicas em infra-estrutura de apoio didático, seus conteúdos devem ser tratados como meios para a aprendizagem, de forma contextualizada e interdisciplinar. A falta de preparo dos professores para a execução do programa se dá devido sua ausência no processo de implantação do programa.
- A escola precisa suprir às condições adequadas para o desenvolvimento das diferentes habilidades, as quais serão monitoradas e avaliadas preservando a eficiência da progressão continuada em aferir o desempenho do estudante e dos seus próprios mediadores.
- O número de alunos em sala de aula, é outro aspecto que deveria ser observado com prioridade, pois a superlotação das classes prejudica no desempenho e na prática educativa.
Enfim, para se implantar um novo sistema no ensino, é preciso que todos os envolvidos tenham pré-conhecimento daquilo que se espera a ser alcançado, bem como participação no preparo do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário