quarta-feira, 18 de maio de 2011

Problemas Contemporâneos

Desafios para a Escola
A educação está além do tempo de escolarização do indivíduo, o que nos faz refletirmos sobre sua  aplicação no âmbito escolar, possibilitando uma visão ampla e crítica do compromisso da escola e de sua responsabilidade para com a comunidade. A educabilidade torna-se um fator social onde se dá a junção da educação formal, não-formal e informal.  
Sendo que essa educação se desenvolve algumas características: formal: é a educação planejada, onde existem regras instituídas pelo sistema de ensino;  não-formal: envolve o social e a informal: é a educação que se faz com o outro e não para o outro e se realiza durante o processo da vivência do ser humano; 
Na educação atual é possível uma parceria entre a escola e as organizações não-governamentais, pois essa união enriquece a prática educacional, tornando o espaço escolar mais acessível, inclusivo, democrático e dinâmico.
A relação da escola e a família devem ser trabalhadas de maneira significativa, pois a mesma contribui para o desenvolvimento integral do educando, resultando em uma sociedade mais humana e justa.  É inclusão do ser que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconheceram inacabados. Não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis, mas a consciência de sua inclusão é que gerou sua educabilidade. (Freire, 1996, p. 64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário