quinta-feira, 26 de maio de 2011

Organização dos tempos escolares no ensino fundamental: séries e ciclos

A escola organizada em ciclos: concepções e contradições

Observando a escola com sua complexa organização, podemos entender que o tempo escolar não é o mais importante, e sim o conteúdo aprendido de forma significativa na vida do aluno.
Acreditamos que o grande desafio para a educação brasileira, seja uma escola organizada para que haja uma transferência de saberes e culturas, que seja um espaço para aprender e ensinar, trocar idéias, onde todos: professores, alunos, funcionários, familias, estejam envolvidos na caminhada da educação funcional ou seja daquela que realmente funciona.
Abaixo postamos dois comentários críticos sobre o assunto.

Referências Bibliográficas:
Aula no Curso de Pedagogia - EAD - UMESP - Profª Drª Marília Claret Geraes Duran - Organização dos tempos escolares no ensino fundamental: séries e ciclos - (25/05/2011).
_____;SOUZA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, jan./abr., ano/vol.30, n.001, p.31-50. universidade de São Paulo.  São Paulo, 2005.
Imagem disponível no site: http://marcelo.marques.zip.net/arch2011-04-03_2011-04-09.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário