A atuação do pedagogo entre a educação formal e não formal:
princípios, saberes e experiências.
A partir do levantamento e problematização dos contextos socio-histórico, a escola necessita dialogar com as representações e símbolos da cultura popular, do senso comum e, então, colocá-la em contraponto com a ciência. No processo de ensino aprendizagem o equilíbrio é fundamental.
As salas de aulas são pequenos fragmentos da sociedade da qual fazem parte e refletem a diversidade social, por isso, o espaço escolar deve valorizar compreender, acolher e estimular a individualidade.
O professor é o mediador da educação, por isso ele precisa criar um clima favorável à criatividade, à autonomia de forma que os alunos sintam-se pertencentes a este processo. O espaço escolar não é simplesmente o local onde se encontram várias crianças, mas é o local onde se transmite conhecimentos, se desenvolve meios para que os alunos possam desenvolver uma visão crítica da realidade e perceber-se cidadão ativo, munido de opinião.
Não só no espaço de educação formal se faz a educação, ela esta presente nas ações sociais, nas comunidades, no dia-a-dia de todos nós.
Referências Bibliográficas:
http://facesdadiversidade.blogspot.com/2011/05/pedagogia-e-espacos-educativos-nao
http://pedagogiacidadaead.blogspot.com/2011/05/pedagogia-e-espacos-educativos
Nenhum comentário:
Postar um comentário